A Casa dos Licores de Viçosa do Ceará é um símbolo vivo da tradição artesanal e da hospitalidade cearense. Fundada por volta de 1960 por Alfredo Carneiro de Miranda e sua esposa Terezinha Nogueira Mapurunga, surgiu da necessidade, mas ganhou fama pelo sabor autêntico, a recepção calorosa e o carisma do “Velhinho do Pife”, como ficou conhecido seu fundador.
Hoje, sob os cuidados da filha Tereza Cristina Mapurunga, a Casa dos Licores mantém viva essa herança, chegando em 2025 com a produção de 100 sabores de licores, variados doces, geléias, biscoitos de polvilho, frutas cristalizadas e desidratadas, além de comercializar a comida cachaças Belchior & Magalhães, cachaça de alambique também produzida pela família.
Todos os produtos são preparados de forma tradicional, em tachos de cobre, fornalhas à lenha, forno de barro, na tentativa de preservar e manter os sabores e aromas existentes na culinária local desde o período colonial brasileiro.
Instalada na mesma residência onde tudo começou, a Casa dos Licores é também o 22º Museu Orgânico do Ceará, chancelada pelo Serviço Social do Comércio – Sesc, e é reconhecida por preservar a memória afetiva e os saberes gastronômicos da Ibiapaba.
Entre outros ingredientes usados, em sua maioria, oriundos da própria região, é utilizada a goma, o buriti, o óleo de babaçu, ervas e frutos nativos — fortalecendo a agricultura familiar e auxiliando no desenvolvimento da economia local.
A Casa dos Licores de Viçosa do Ceará é um destino imperdível para quem visita Viçosa do Ceará, e é um orgulho para o agronegócio, o turismo e a cultura da Serra da Ibiapaba.
Comunicado:
Informamos que, a partir de 01/01/2026, os valores da taxa de degustação serão atualizados conforme a faixa etária: R$ 12,00 para crianças de 8 a 13 anos e R$ 25,00 para pessoas a partir de 14 anos.